CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Abuso infantil

quinta, 23 de agosto de 2018

Orientações elevam em 80% proteção à criança.

 

A adoção de estratégias simples aumenta em 80% a proteção da criança contra potenciais abusos sexuais infantis. Esse é um dos dados que a Unicef, organização mundial que trabalha pela valorização da infância, divulga e que ressalta a atuação de entidades como o Instituto Inocência, de Matelândia. As ações desenvolvidas pelo projeto foram apresentadas pela médica Dana Lizi de Souza durante encontro empresarial da Caciopar, fim de semana na Câmara de Vereadores.

A ong, que nasceu de um sonho alimentado por Dana por mais de dez anos, atua com a prevenção ao abuso sexual infantil. As atividades são realizadas com o suporte de uma equipe multidisciplinar de voluntários. O foco central é a criança, para que ela aprenda a empregar uma espécie de radar que avisa potenciais situações de perigo. Há quatro linhas principais de projetos colocados em prática, voltados a faixas etárias específicas e com linguagens próprias, segundo Dana.

A orientação acontece em mensagens contidas em brincadeiras, ações lúdicas e palestras. Para que um universo maior de crianças possa ser alcançado, há capacitações em escolas, praças, conselhos tutelares e empresas. Só o teatro, em três anos de apresentações, já alcançou mais de três mil crianças, informa a médica. Dana apresentou outros números que reforçam os trabalhos preventivos. Estudos apontam que 94% dos abusos infantis ocorrem no ambiente familiar, vizinhos e amigos. Conforme o Unifec, uma em três crianças vai ser abusada sexualmente antes de alcançar a puberdade. “O abuso não pode roubar os sonhos e a inocência das nossas crianças”, afirma Dana Lizi.

 

Legenda: A média Dana diz que o projeto resultou de um sonho de dez anos

Fonte: Acessoria Caciopar

Galeria de Fotos