CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

SHOW PECUÁRIO BUSCA AVANÇO DO SETOR NO OESTE

quinta, 19 de julho de 2018

O Show Pecuário, organizado pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná, foi criado com o objetivo de ser um grande disseminador de tecnologia, informação e de novos neg

O Show Pecuário 2018 está chegando. O evento, que acontecerá nos dias 24, 25, 26 e 27 de julho, no Parque de Exposições Celso Garcia Cid, em Cascavel, é organizado pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná e tem como objetivo promover o avanço da pecuária na região Oeste do Paraná.

Entre os temas debatidos estão a qualidade de silagem, novos materiais para cobertura de silos, novos equipamentos de ensilagem e inoculantes, período de transição nas vacas leiteiras, qualidade do leite, controle de diarreia de bezerros, ventilação e ambiência em produções, genoma, recria na pecuária de corte, anormalidades na reprodução de éguas, vitalidade de cordeiros, novas tecnologias e startups do agro entre muitas outras.

Um dos palestrantes confirmados é Marcos Neves Pereira, médico veterinário, doutor em zootecnia e professor da Universidade Federal de Lavras (MG). Ele irá falar sobre silagem, qualidade de forragem e tamanho de partículas. “O tamanho das partículas determina longevidade e saúde da vaca além da disponibilidade de amido no rúmen, principal fonte de energia da silagem”, disse. Para aprender os tamanhos certos, Marcos ensinará regulagens de ensiladeiras entre outras dicas.

Outro palestrante confirmado é Rodrigo de Almeida, médico veterinário, doutor em produção animal e professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Ele falará sobre o período de transição e seus benefícios para a pecuária leiteira. A adoção de algumas práticas ajudam a aumentar a produtividade durante a lactação e evitar hipocalcemia nos animais.

O período de transição é conhecido como periparto, englobando as três semanas antes do parto e as três após. Embora seja curto, ele é um momento bastante delicado para o animal. De acordo com ele, durante essas semanas é necessário que os pecuaristas de leite garantam mais conforto, saúde e uma boa nutrição. As atitudes mais cuidadosas refletem positivamente na lactação e num retorno reprodutivo mais precoce. Rodrigo esteve na edição do Show Pecuário de 2017. 

Outra palestra do evento será ministrada por Bruno Soriano Moura, produtor rural, médico veterinário e assistente técnico do Laboratório Zoetis. Focado na pecuária de corte, Bruno ensinará como usar a ferramenta tecnológica a favor dos interesses do produtor. “O genoma é usado de acordo com o interesse do pecuarista. Ele ajuda a identificar, selecionar e reproduzir características que atendam ao que ele quer, ou descartar as que não quer. Por exemplo: criadores que vendem bezerros precisam de touros que produzam bezerros mais pesados. Nesse caso, é preciso selecionar e multiplicar animais que produzem filhos assim”, contou.

Segundo ele, a moderna ferramenta é um divisor de águas no setor, tanto de carne e de leite. “Com um dado do bezerro eu posso saber todo o futuro dele”, complementou.

Apesar de nem todas as raças possuírem a tecnologia genoma disponível, Bruno acredita que é uma questão de tempo até ela estar disseminada totalmente. Hoje, um laboratório do Brasil está credenciado a fazer o exame. Somente uma amostra do pelo do animal é enviada até lá, onde é encaminhada aos Estados Unidos para realizar o sequenciamento do genoma.

 

Fonte: ACIC - Associação Comercial e Industrial de Cascavel

Galeria de Fotos