Terceiro Fórum de Rotas Turísticas como Estratégia de Desenvolvimento Territorial
segunda, 26 de novembro de 2018
O Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel promove no dia 4/12 às 19horas no Auditório Prefeitura Municipal, o Fórum Rotas Turísticas como
Uma ferramenta para pensar o futuro
Cascavel conta há três anos com a colaboração de uma força organizada para pensar o futuro da cidade. É o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável, criado com a missão de refletir ações e projetos que possam conduzir o município a um desenvolvimento econômico ainda mais amplo e ligado aos conceitos da mobilidade urbana, sustentabilidade e bem-estar. Ele é formado por mais de 65 entidades organizadas que, também de forma gratuita e colaborativa, somam-se à conquista por avanços a áreas importantes do cotidiano local.
Conforme o presidente Edson José de Vasconcelos, o ponto de partida do Conselho veio com o projeto Cidade Inovadoras Cascavel 2030. Por meio dele, a sociedade civil passou a envolver de forma ainda mais determinada cidadãos e seus líderes na condição de personagens e agentes transformadores do seu meio. Assim, a comunidade ganhou um organismo para pensar sobre a cidade que os cascavelenses querem, esperam e merecem ter nas próximas décadas.
Atualmente, são nove câmaras técnicas que refletem e propõem ações específicas de futuro. São elas: saúde e bem-estar, energia, transporte e mobilidade, urbanismo e meio ambiente, agropecuária, educação empreendedora, capital técnico e tecnológico, segurança e cultura. O Conselho conta também com a Plenária, a partir da qual representantes de 19 entidades deliberam sobre as ações estratégicas que o município, pela união de suas forças organizadas e entes públicos, deve perseguir para que o futuro que se deseja possa ser materializado e compartilhado.
A Cascavel planejada é a chave para a concretização de grandes projetos estruturais que possam conduzir uma comunidade ao bem-estar, a inovação e a sustentabilidade, ressalta Edson José de Vasconcelos. A proposta é, de forma ordenada, participativa e democrática, priorizar ações que possam promover transformações profundas de olho no futuro.
Galeria de Fotos